Páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Por que Temos Nossa Senhora do Patrocínio Como Padroeira?

Dois fatores podem ter exercido influência para se invocar a proteção de Nossa Senhora do Patrocínio como padroeira de Salto Grande: o primeiro, segundo consta, Frei Pacífico de Monte Falco, trazido da Itália em 1843, para catequizar os índios da região, era muito devoto a Nossa Senhora, e, ao chegar ao local, teria invocado o patrocínio da santa, da qual era devoto, para a nova paróquia.

Foto da 1° Procissão de Barcos em homenagem à padroeira do município.
O segundo, e mais conhecido pelos devotos da santa, diz que bem antes da água ser represada com a construção da Usina de Salto Grande, inaugurada em 1958, a região era muito utilizada para a caça de animais e, durante uma dessas, três caçadores encontraram, em uma gruta (localizada na futura ilha de Salto Grande) uma estátua de Nossa Senhora e um deles, chamado Patrocínio, a levou para sua casa. Ao amanhecer ele percebeu que a imagem da santa não estava mais onde a deixou, então resolveu voltar à gruta onde a tinha achado para procura-la e lá estava ela, intacta, bem como a tinha achado. Retornou para sua casa com ela, rezou muito e fez uma promessa: que se ela não voltasse mais para a gruta, seria erguida uma linda capela, com a frente em direção à gruta onde a encontrou e que nela seria rezada uma missa em sua homenagem. Portanto, ele e dona Antônia Batista Moreira (doadora de terras para a formação do município), realizaram esta promessa. Então, Antônia Batista decidiu rezar a missa à N. Sra. do Patrocínio por causa de Patrocínio, o caçador que encontrou a santa.

Foto da igreja, de frente para a gruta, conforme a promessa.
Segundo registros, a primeira missa celebrada numa pequena capela erigida em homenagem a Nossa Senhora do Patrocínio, em Salto Grande, deu-se no ano de 1891. Esta capela, mais tarde, se tornaria a Igreja Matriz de Salto Grande, chamada Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, que, como na promessa, possui sua porta de entrada voltada em direção à gruta em que foi encontrada, hoje para a represa. Sua comemoração ocorre no dia 15 de setembro, com diversas comemorações em sua homenagem.

2 comentários:

  1. O caçador encontrou uma santa ou (a imagem) de uma santa???

    ResponderExcluir
  2. Na cidade de Jaú-SP, Nossa Senhora do Patrocínio também é venerada. Este caçador esteve caçando por lá também ou é mera coincidência?

    ResponderExcluir